O que mudou com a Copa do Mundo?

  • 18 de julho de 2014

Por Carlos Hiram Bentes David – Presidente do SECOVI/DF

Resultados dos jogos à parte, é pertinente fazermos um balanço sobre o que a Copa do Mundo influenciou no mercado de bens e serviços da nossa Capital.

Bem, já era expectativa dos empresários de que o fluxo de turistas não seria o suficiente para compensar os feriados, pontos facultativos, adiamentos das agendas de negócios e desaceleração da economia local. Foi o que se confirmou.

O desempenho do comércio em junho foi menor do que o mesmo mês do ano passado. Segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista e Serviços, produzido pelo Instituto Fecomércio, houve uma redução também,  em relação a maio, dos empregos e vendas tanto no comércio quanto nos serviços.

O mercado imobiliário não fugiu à regra!!! O volume de vendas confirmou-se pequeno e nem mesmo as tão alardeadas locações sofreram impacto.

A proximidade do Estádio Nacional de Brasília, dos Setores Hoteleiros Sul e Norte, fez com que a escolha dos turistas fosse pela rede hoteleira e não por locações diretas. Os valores venais e locatícios na nossa capital, nesse período, não sofreram aumento dos preços, tampouco redução. A não ser pelo ônus do direcionamento dos investimentos públicos para a estrutura necessária para a realização dos jogos ocorridos em Brasília, a Copa não nos deixa lá grande legado.

E como fica o mercado de compra e venda de imóvel?

Aí vale outra reflexão, para quem deseja adquirir o seu imóvel. Os preços, que em 2013 vinham decrescendo até a metade do ano, reverteram e fecharam o ano com valorização de 4,809%.

Em 2014, a despeito do desempenho de junho, observa-se uma valorização acumulada acima da inflação, conforme os dados do Boletim de Conjuntura Imobiliária do SECOVI-DF.

E aqui vai um alerta: esta é a hora de comprar!!! Ainda há financiamentos com taxas de juros atraentes, disponibilidade de crédito e os preços encontraram equilíbrio, não demonstrando tendência de ceder mais.

Portanto, quem observa as tendências e antecipa as decisões, faz os melhores negócios.

Corra e adquira o quanto antes o seu imóvel!!!

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…