O que mudou com a Copa do Mundo?

  • 18 de julho de 2014

Por Carlos Hiram Bentes David – Presidente do SECOVI/DF

Resultados dos jogos à parte, é pertinente fazermos um balanço sobre o que a Copa do Mundo influenciou no mercado de bens e serviços da nossa Capital.

Bem, já era expectativa dos empresários de que o fluxo de turistas não seria o suficiente para compensar os feriados, pontos facultativos, adiamentos das agendas de negócios e desaceleração da economia local. Foi o que se confirmou.

O desempenho do comércio em junho foi menor do que o mesmo mês do ano passado. Segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista e Serviços, produzido pelo Instituto Fecomércio, houve uma redução também,  em relação a maio, dos empregos e vendas tanto no comércio quanto nos serviços.

O mercado imobiliário não fugiu à regra!!! O volume de vendas confirmou-se pequeno e nem mesmo as tão alardeadas locações sofreram impacto.

A proximidade do Estádio Nacional de Brasília, dos Setores Hoteleiros Sul e Norte, fez com que a escolha dos turistas fosse pela rede hoteleira e não por locações diretas. Os valores venais e locatícios na nossa capital, nesse período, não sofreram aumento dos preços, tampouco redução. A não ser pelo ônus do direcionamento dos investimentos públicos para a estrutura necessária para a realização dos jogos ocorridos em Brasília, a Copa não nos deixa lá grande legado.

E como fica o mercado de compra e venda de imóvel?

Aí vale outra reflexão, para quem deseja adquirir o seu imóvel. Os preços, que em 2013 vinham decrescendo até a metade do ano, reverteram e fecharam o ano com valorização de 4,809%.

Em 2014, a despeito do desempenho de junho, observa-se uma valorização acumulada acima da inflação, conforme os dados do Boletim de Conjuntura Imobiliária do SECOVI-DF.

E aqui vai um alerta: esta é a hora de comprar!!! Ainda há financiamentos com taxas de juros atraentes, disponibilidade de crédito e os preços encontraram equilíbrio, não demonstrando tendência de ceder mais.

Portanto, quem observa as tendências e antecipa as decisões, faz os melhores negócios.

Corra e adquira o quanto antes o seu imóvel!!!

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…

VENDA DE IMÓVEIS EM JANEIRO DE 2022 DOBRA EM RELAÇÃO À 2021

O Volume Geral de Vendas (VGV) acumulado até o mês de janeiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R $3,16 bilhões, superando o mês…