O mercado imobiliário é o termômetro da economia

  • 25 de outubro de 2017

O mercado imobiliário é considerado um dos termômetros da economia. Estima-se que cerca de 13 milhões depessoas trabalhem no setor da construção civil, entre empregos formais, informais e indiretos. A boa notícia é que agora ele começa a dar sinais de crescimento, mesmo que moderado.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, em julho deste ano, após 33 meses, as contratações com carteira assinada nas obras superaram as demissões. No Distrito Federal, de acordo com os últimos dados da Codeplan, o setor econômico que mais cresceu foi, também, o da construção civil, apresentando aumento de 3,5% na quantidade de empregados. Na prática, a melhora do cenário na construção civil tem impacto em diversos outros campos da atividade econômica.

 

Os investimentos em obras impulsionam áreas importantes para o desenvolvimento do país. A construção de mais moradias diminui o déficit habitacional, melhora o saneamento básico e, consequentemente, as condições de saúde da população, além de expandir a mobilidade urbana favorecendo a qualidade de vida.

Portanto, à medida que as pessoas voltam aos seus postos de trabalho, as famílias recuperam sua capacidade de consumo, o que faz aumentar a demanda por imóveis e ajuda a alavancar as vendas. Segundo o Secovi-SP, entre o primeiro semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017, houve um crescimento próximo de 10% em vendas e lançamentos imobiliários.

Com agências.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…