Nova modalidade de financiamento imobiliário é positiva para o setor

A linha de crédito imobiliário atrelada à inflação, lançada pela Caixa Econômica Federal, e que será medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) irá impactar positivamente o setor de imóveis do país.

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, acredita que a nova modalidade de financiamento também irá acirrar a concorrência entre os bancos, o que beneficiará o tomador do crédito. “Se compararmos com o setor do agronegócio brasileiro que é um dos poucos que vem se mantendo crescente e expandindo ano a ano , lastreado nas boas condições de financiamento e crédito acessível, teremos um reaquecimento em toda a cadeia produtiva da construção civil”, informou.

A linha anunciada pela CEF será para imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação e no Sistema Financeiro Imobiliário. Segundo a Caixa, a taxa mínima será de IPCA + 2,95% ao ano e a taxa máxima será de IPCA + 4,95% ao ano. As taxas valerão para novos contratos e entrarão em vigor a partir de 26 de agosto. Já, a adesão à nova modalidade será facultativa, ou seja, o cliente poderá optar por aderir ou não ao formato. Além disso, os contratos terão prazo máximo de 30 anos e o financiamento será de até 80% do valor do imóvel.

É importante ressaltar que a parcela vai ser recalculada mensalmente, de acordo com a inflação divulgada pelo IBGE e o consumidor que optar pela modalidade de correção pelo IPCA não poderá alterar o contrato para ter a correção pela Taxa Referencial.

A CEF disponibilizou R$ 10 bilhões para a nova linha de crédito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secovi/DF parabeniza Basilio Jafet, novo presidente do Secovi/SP

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, parabeniza o Dr. Basilio Jafet, pela eleição à presidência do SECOVI/SP para o…

SECOVI/DF convida para a palestra “Seja EFICAZ, REALIZE + Negócios”

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) convida todos os empresários do setor imobiliário para a palestra sobre a eficiência de se trabalhar em…

Secovi-DF participou do 10º Prêmio Colibri, o Oscar do Mercado Imobiliário

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) marcou presença nos 10 Anos do Prêmio Colibri. O evento se tornou referência na capital federal e…

Conheça a nova tendência no mercado imobiliário: os iBuyers

O iBuyer é um novo modelo de negócio no mercado imobiliário que tem como objetivo trazer mais liquidez ao setor, dando fim às transações imobiliárias…