MERCADO IMOBILIÁRIO MOSTRA SINAIS DE RECUPERAÇÃO

  • 16 de dezembro de 2016

Apesar da queda acumulada no ano dos preços dos imóveis do DF de 1,18%, no mês de outubro o Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) já observou uma alta de 0,214% no valor dos imóveis.

O Índice Imobiliário Secovi de Comercialização demonstra que a partir de maio deste ano houve consistente desaceleração na queda dos preços e uma curva ascendente aponta para uma reversão do quadro.

A diminuição da taxa de juros e o retorno da política pública de aumento do crédito para a habitação, certamente influenciaram, mas ainda é cedo para afirmarmos uma nova tendência. Os próximos números serão fundamentais para essa definição. De qualquer maneira, já há uma reação do mercado imobiliário. Para quem deseja mudar de ativos e adquirir um imóvel, é importante ficar atento.

Já os aluguéis, mantêm queda nos preços devido ao sétimo trimestre seguido de retração da Atividade Econômica (IBC-Br). A recessão que assola o país somada ao alto nível da Taxa de Desocupação – desemprego – que acumula variação de 33% nos últimos 12 meses, têm como reflexo uma menor atividade empresarial e achatamento da renda das famílias, ou seja, menor demanda na capacidade de pagamento de imóveis comerciais e residenciais para locação.

Confira aqui, a íntegra da pesquisa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…

PPCUB É APROVADO APÓS 11 ANOS DE DEBATE

O PPCUB - Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - principal instrumento de política urbana de Brasília, tombado nas instâncias distrital e federal…

SECOVI/DF participou do lançamento do Balcão Único e da sanção da Lei de parcelamento do solo

Da esquerda para a direita: Ovídio Maia, presidente do SECOVI/DF; Marcelo Vaz, Secretário de Habitação (SEDUH) e José Aparecido - presidente…