A crise econômica mundial deflagrada ano passado com a quebra de bancos e instituições financeiras internacionais levou a uma reviravolta nas bolsas de valores do mundo inteiro e mudou a realidade de investimentos em nosso país.
Hoje, com a queda da taxa Selic em 8,75% a.a (dados de junho/2009) somada a um rendimento da poupança de 0,6% a.m (junho/2009) e o CDB estabilizado em 0,72% nos últimos três meses tem levado a população a investir em imóveis.
Todas essas mudanças aqueceram o mercado de locação valorizando o imóvel para comercialização por sua ótima rentabilidade e conservadorismo.
Apesar do Brasil possuir um alto déficit habitacional, em torno de sete milhões de moradias, o brasileiro ainda enxergava a locação como um investimento pouco atrativo. O que não acontece em outros países do mundo, como por exemplo, a Alemanha que tem um índice de locação de imóveis de 57% seguida pela Holanda com 47% e Áustria com 46%.
A locação era vista como alternativa menos desejada de moradia, mas atualmente as pessoas querem uma melhor qualidade de vida optando por morar perto do local de trabalho para evitar os congestionamentos dos grandes centros.
As novas legislações também são um estímulo aos investidores por preservarem o princípio da livre convenção, os reajustes anuais e a revisão do aluguel a cada 03 anos.
Nas locações residenciais, o contrato é firmado com prazo igual ou superior a 30 meses e permite o exercício da retomada imotivada.
Nos imóveis comerciais, as locações também são protegidas.
Entre as proteções de quem coloca um imóvel para alugar, podemos citar: a caução, a cessão fiduciária de quotas de fundo de investimentos, o seguro fiança locatícia e os fiadores (modalidade utilizada em 89% dos aluguéis).
Vale lembrar, que a contratação de uma boa administradora de imóveis é muito importante. Ela vai oferecer uma assessoria do investimento através de acompanhamento dos valores de mercado do imóvel divulgando o mesmo nos veículos adequados, além de fazer uma análise profissional do cadastro do pretenso inquilino para a melhor garantia do proprietário.
Por todas essas razões investir em imóveis, hoje em dia, é uma ótima opção!!