Informe Jurídico: REDE DE PROTEÇÃO EM VARANDA NÃO VIOLA REGRAS CONDOMINIAIS

  • 10 de agosto de 2016

A assessoria jurídica do SECOVI/DF informa que a 3ª Turma Cível do TJDFT deu provimento a recurso de moradora para afastar o pagamento de multa imposto pelo Condomínio ante a instalação de rede de proteção na varanda de sua unidade. A decisão foi unânime.

A moradora que é proprietária de unidade no condomínio réu na ação, informou que foi notificada e multada por ter instalado rede de proteção em sua varanda, buscando proporcionar segurança para os seus sobrinhos e afilhados. Ela alegou que em assembleia realizada para debater o assunto, a incorporadora por deter mais da metade dos votos, decidiu pela impossibilidade da instalação de telas.

O condomínio argumentou que consiste em empreendimento voltado para a prestação de serviço de hotelaria e hospedagem, sendo seu principal diferencial a arquitetura de seus apartamentos. Além disso, sustenta que a Convenção de Condomínio instituiu a obrigação referente à proibição de modificação ou fechamento das varandas das unidades e que a proprietária tinha ciência disso.

A juíza originária julgou improcedente o pedido da autora. Porém no recurso, o entendimento foi outro. A Turma considerou que a instalação da rede de proteção não configurou mudança substancial da fachada do condomínio, pois foi afixada na parte interna do apartamento e ressaltou que a instalação do item de segurança não está sujeita à prévia autorização do síndico ou dos conselheiros do edifício.

O Colegiado acrescentou que “no tocante ao condomínio ser um ‘aparthotel’, possui um misto de moradores permanentes, os quais têm o direito de preservarem pela segurança de menores com a utilização de redes de segurança, sem qualquer alteração estética”, concluíram os juízes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…

SECOVI e SENAC lançam curso técnico em transações imobiliárias

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) e o SENAC-DF lançaram essa semana o curso Técnico em Transações Imobiliárias, o TTI. A formação tem…