Inflação medida pelo IPCA-15 registra alta de 0,54%, mas é a menor desde 2012

  • 22 de fevereiro de 2017

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (22) dados relativos ao IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor 15). Os dados mostram que a inflação medida pelo índice fechou o mês de fevereiro em 0,54%, registrando uma alta de 0,23% em relação ao mês de janeiro. Nos dois primeiros meses do ano, a taxa acumulada foi de 0,85%.

Apesar da alta, esta é a menor taxa para os meses de fevereiro desde os 0,53% registrado no mesmo mês de 2012. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice fechou com alta de 5,02%, ficando abaixo dos 5,94% registrados nos 12 meses anteriores. Em fevereiro de 2016, a taxa foi 1,42%.

A alta foi impulsionada principalmente pelo aumento dos preços no grupo educação, que subiu 5,17% em relação a janeiro. O IPCA-15 também foi pressionado pelas tarifas dos ônibus urbanos e intermunicipais, que subiram 3,24% e 3,84% respectivamente.

Queda da Selic

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) divulga nesta quarta-feira (22) o percentual da taxa básica de juros ao ano, a Selic, que atualmente está em 13%. A expectativa do mercado financeiro é que pode haver novo corte nos juros, promovendo a quarta redução seguida da Selic. Economistas apostam em um corte de 0,75 ponto percentual, mas há analistas prevendo uma redução de um ponto percentual, ou seja, para 12% ao ano. A decisão será anunciada após as 18h.

Do Secovi-DF com Agências

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVIS REALIZAM MOBILIZAÇÃO PELA REVISÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

O presidente do Secovi-DF, Ovídio Maia, estará juntamente com os presidentes dos SECOVIs do Brasil em Brasília hoje e amanhã para participar de uma mobilização…

PREÇOS DOS ALUGUEIS SUBIRAM MAIS DE 26% NOS ÚLTIMOS 12 MESES

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que os valores dos aluguéis no DF subiram 26,56% nos…

VENDAS DE IMÓVEIS CRESCERAM 24% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que foram vendidos mais de 10 bilhões de reais de…

Entidades do mercado imobiliário discutem Reforma Tributária no Senado

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi/Goiás) e os representantes dos demais Secovis do país…