Índice do aluguel “quase” dobra na 2ª prévia de maio

  • 20 de maio de 2010
IGP-M passou de 0,50% para 0,95%. No ano, indicador acumula alta de 4,55%
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado como base de reajuste para a maioria dos contratos de aluguel, variou 0,95% na segunda prévia do mês de maio. No mesmo período de abril, o índice tinha ficado em 0,50%.
O indicador acumula alta de 3,94% em 12 meses; em um ano, a inflação acumulada é de 4,55%, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A principal influência para a aceleração veio dos preços no atacado, medidos pelo componente Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que passaram de 0,38% na segunda prévia de abril para 1,19% no mesmo período de maio.
O preço das matérias-primas brutas, que acelerou de -0,44% para 3,92%, foi uma das principais pressões inflacionárias para o grupo.
O componente Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,45%, ante 0,50%, no mesmo período do mês anterior.
Houve recuo também no componente Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) que variou para 0,66%, ante 1,25% na segunda prévia de abril.
 
Para calcular o IGP-M, a FGV acompanhou preços entre os dias 21 de abril a 10 de maio.
(Com informações da Agência Estado)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…