Habite-se, pelo amor de Deus!

  • 20 de novembro de 2015

Por Cláudio Sampaio – presidente da Associação Brasiliense dos Advogados do Mercado Imobiliário

O Decreto Distrital nº 19.915/98, em seu artigo 8º, dá ao Distrito Federal um prazo de até 8 dias para aprovar um projeto, de 2 dias para emitir um alvará de construção, de 5 dias para realizar a vistoria de um empreendimento e de 2 dias para expedir a carta de Habite-se. Infelizmente, o excesso de burocracia tem extrapolado todos esses prazos!!!

Dados comprovam haver, atualmente, no Distrito Federal quase 10.000 unidades imobiliárias concluídas, desocupadas e vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros e pelas concessionárias de serviços públicos. Porém, encontram-se longe de serem entregues aos adquirentes, por falta de habite-se.

Vale esclarecer que mesmo após o habite-se, eventuais imperfeições em obras poderão aparecer e serem resolvidas judicialmente, por ação dos interessados.

Precisamos não afastar mais tantas famílias do sonho da moradia, direito previsto no artigo 6º, caput, da Carta Magna, pois, indubitavelmente, obras prontas (e seguras) acarretam o direito – líquido e certo – às suas cartas de habite-se.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF VERIFICA ALTA DOS ALUGUÉIS NO DF

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que os valores dos aluguéis no DF estão aumentando acima…

CIDADES SATÉLITES SÃO AS REGIÕES MAIS RENTÁVEIS PARA ALUGAR

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de maio/2024 com amostras referentes a abril divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que…

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…