Greve dos caminhoneiros prejudica recuperação da indústria, conforme CNI

  • 3 de julho de 2018

O desabastecimento causado pela paralisação dos serviços de transporte em maio afetou significativamente o desempenho da indústria. Todos os indicadores registraram queda. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O faturamento médio real sofreu queda excepcional, de 16,7%, descontados os efeitos sazonais. Frente ao mesmo mês de 2017, o recuo foi de 13,8% (em abril, essa mesma comparação mostrava aumento de 12,2%). A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) apresentou o menor percentual mensal desde 2003 e ficou em 75,9%, uma queda de 2,2 pontos percentuais na comparação com abril.

O emprego industrial também apresentou recuo de 0,6% em maio na comparação com abril, na série dessazonalizada. A queda é a primeira após sete meses de moderado crescimento e reverte todo o crescimento registrado em 2018. Na comparação com maio de 2017, o emprego aumenta 0,6%.

As horas trabalhadas na produção caíram 2,4% em maio após o ajuste sazonal. Na comparação com maio de 2017, as horas trabalhadas recuaram 1,1% (em abril, a mesma comparação apontava crescimento de 4,4%).

Informações da CNI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ALUGUÉIS SUBIRAM 24% NOS ÚLTIMOS 12 MESES

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF) apurou que os aluguéis subiram 0,77% de outubro para novembro, e…

Secovi/DF em parceria com o Senac/DF lança o curso de TTI

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) lançou em parceria com o Senac-DF o curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI). O lançamento ocorreu durante…

SECOVI /DF participou do Fórum Lide Brasil

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, participou do Fórum Lide Brasil realizado em Brasília pelo Grupo de Líderes Empresariais.…

SECOVIS REALIZAM MOBILIZAÇÃO PELA REVISÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

O presidente do Secovi-DF, Ovídio Maia, estará juntamente com os presidentes dos SECOVIs do Brasil em Brasília hoje e amanhã para participar de uma mobilização…