Exceções à Teoria do Risco Empresarial

  • 12 de fevereiro de 2016

Por Cláudio Sampaio – Consultor jurídico e presidente da ABRAMI/DF (Associação Brasiliense dos Advogados do Mercado Imobiliário)

O Código de Defesa do Consumidor instituiu a responsabilidade objetiva do fornecedor com base na teoria do risco empresarial, mas esta, comumente, tem sido suscitada de modo banalizado, errôneo e superficial, como se o risco do empresário fosse integral.

Diferentemente, essa teoria deve ter sua aplicação afastada quando o dano advir de culpa exclusiva do cliente ou de um terceiro, nos termos dos arts. 12, §3º, III, e 14, §3º, II, da Lei nº 8.078/90, assim como nas hipóteses de caso fortuito e força maior (Código Civil, art. 393).

Desta forma, o fornecedor só merece ser responsabilizado quando o prejuízo decorrer de ação dele, não podendo responder, perante o consumidor, quando for atingido pela crescente inoperância e incompetência do Estado e das monopolizadas concessionárias de serviços públicos.

O descumprimento do dever estatal de eficiência não pode ser dado como “previsível” ou “evitável”, sendo salutar que o Judiciário “separe o joio do trigo”, acabando com a impunidade que tem causado sérios prejuízos tanto àqueles cidadãos que almejam a moradia, como a muitos empresários honestos, que pagam impostos e geram postos de trabalho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…

SECOVI e SENAC lançam curso técnico em transações imobiliárias

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) e o SENAC-DF lançaram essa semana o curso Técnico em Transações Imobiliárias, o TTI. A formação tem…