O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A invenção da Superquadra” dos professores Matheus Gorovitz e Marcílio Mendes Ferreira, da Universidade de Brasília, pela editora Senac-DF e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além da diretoria do SECOVI/DF, estiveram presentes ao evento autoridades, arquitetos, designers e conselheiros do Senac-DF.
A nova edição da obra é fruto de uma parceria entre o Senac-DF e o Iphan, e resgata a história, a arquitetura e o conceito das superquadras do Plano Piloto, idealizadas por Lúcio Costa. O livro tem linguagem acessível e detalha as origens dos primeiros edifícios residenciais de Brasília e o modo de viver que marcou a cidade desde a sua criação.
De acordo com o presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, a publicação é um presente da Fecomércio, do Senac e do IPHAN não só para os brasilienses, mas para todos os brasileiros.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, relançar essa obra é uma forma de valorizar o patrimônio cultural de Brasília e também de estimular a educação e o turismo.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, ressaltou que entregar uma obra revisitada, é contribuir diretamente para a preservação da memória de Brasília e para a formação de novos olhares sobre a cidade.
A publicação traz ainda reflexões sobre os caminhos que Brasília percorreu desde sua inauguração e presta homenagem aos profissionais que ajudaram a moldar a cidade.
A publicação não será comercializada, mas está disponível gratuitamente em formato digital no link: https://bit.ly/ainvençãodasuperquadra e os interessados podem solicitar a versão impressa no e-mail: [email protected]
Com informações do SENAC-DF
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF