Dicas para que a venda seja um sucesso

  • 3 de janeiro de 2017

A empresa de marketing HubSpot elencou algumas expressões que os vendedores podem usar para fechar negócios com mais eficiência. A primeira dica é aprender a conversar com os clientes  e usar as palavras certas.

Confira as 13 expressões de sucesso:

“Você”: faça o cliente se sentir especial utilizando a palavra “você” com frequência  logo no começo da conversa – uma vez a cada minuto é o ideal.

O nome do cliente:  usar o nome do cliente durante a negociação sugere que a conversa é customizada para ele. Ao fazer uso do nome próprio, o consumidor presta mais atenção ao que você diz e se sente mais próximo.

 “Valor”:  o cliente procura algo que o ajude a alcançar suas metas de vida, por meio do “valor” que esse item agrega. Um bom vendedor deve garantir que expressou bem qual o valor que o produto ou serviço oferecido pode trazer ao seu cliente.

“E”: Ao elencar as características do produto ou serviço que você quer vender, nunca use a conjunção “mas”. Ela dá a ideia de adversidade, o que afasta os consumidores. Por outro lado, a palavra “e” dá a ideia de adição e de concordância.

“Ou”: Segundo o HubSpot, apresentar algumas opções para seu consumidor pode duplicar ou até triplicar suas chances de que ele diga “sim” ao produto ou serviço oferecido. No lugar de pedir um contrato assinado, por exemplo, ofereça os modelos de contrato A, B e C.

“Imagine”: não foque apenas em contar a história do que você está vendendo, faça com que seu cliente se torne o protagonista do enredo.

“Cheire/ouça/toque/veja”: Esse conjunto de palavras remetem a um objetivo comum de fazer o cliente se sentir atraído por um produto por conta dos sentidos. Para fechar uma venda de sucesso, torne o seu produto ou serviço familiar ao consumidor, por meio do convite à experimentação.

“Porque”: Um estudo da Universidade de Harvard mostra que as pessoas estão 20% mais dispostas a fazer algo quando um motivo é apresentado. Por isso, mostre aos seus clientes o porquê de o produto ou serviço merecer ser adquirido.

“Faço”: No lugar de dizer que tentará fazer algo pelo cliente, diga logo que fará. Isso mostra que você é competente e confiável.

“Podemos fazer assim?”: Nenhum cliente gosta de um vendedor que quer decidir o rumo da negociação sozinho, sem perguntar ao comprador o que acha. Tornar suas sugestões em perguntas é uma boa maneira de manter o cliente interessado.

“Consenso”: Atingir o apoio de todas as partes é uma das características mais procuradas em uma negociação. Para convencer seu cliente, reforce o conceito de “consenso”.

Palavras poderosas: De acordo com o HubSpot, o discurso de um vendedor de sucesso deve incorporar “palavras poderosas”. Tais expressões provocam sentimentos fortes durante a negociação, o que influencia a tomada de decisão do cliente. Alguns exemplos de palavras poderosas: “conquistar”, “espírito”, “felicidade”, “herói”, “incrível”, “magia”, “esperança”, “sensacional” e “vitória.”

“Oportunidade”: O comprador já sabe que possui um problema a ser resolvido. Por isso, não fique ressaltando a necessidade: ofereça uma oportunidade de solucioná-lo da forma mais simples e tranquila.

Com informações da Exame

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