DADOS IMOBILIÁRIOS DE 2016 MOSTRAM QUEDA MAS APONTAM PARA RETOMADA

  • 20 de abril de 2017

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou em parceria com a Econsult, empresa júnior do Deptº de Economia da Universidade de Brasília (UNB), o Anuário 2016 do Mercado Imobiliário do DF.

O Índice Secovi utilizado para refletir o comportamento geral dos preços dos imóveis ofertados no Distrito Federal, tanto para venda quanto para locação, mostrou duas curvas distintas.

O Índice de Comercialização que apresenta a variação dos preços dos imóveis para venda no DF, ao longo de 2016 sofreu quedas constantes até setembro. De outubro em diante, foram verificados aumento nos preços ofertados, o que mostra uma recuperação do mercado para 2017. Para os economistas, esse movimento de recuperação deve-se ao aumento dos índices de confiança que são dados atrelados e sensíveis às mudanças políticas. “A estabilização do índice de preços de valor venal dos imóveis aponta para uma retomada branda de preços”, explicou o presidente do SECOVI/DF, Carlos Hiram Bentes David.

Já o Índice Secovi de Locação que apresenta a variação dos preços dos imóveis ofertados para aluguel foi negativo durante todo o ano passado. Segundo o Anuário, em 2016 o índice teve um acumulado de -4,85%.

Para Carlos Hiram, o destaque entre a curva de vendas e a de locação é a redução da taxa básica de juros e a disponibilidade de crédito habitacional pelos bancos públicos e privados para quem deseja adquirir a casa própria. Porém, o mercado de aluguel é afetado diretamente pelo desemprego, pela diminuição da renda e pela inflação que ainda assolam o país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…