DADOS DO MERCADO IMOBILIÁRIO INDICAM QUE 2023 FECHARÁ NO POSITIVO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de outubro com amostras referentes ao mês de setembro/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova que o mercado de imóveis no DF deve fechar este ano com números melhores que os de 2022.

De acordo com a pesquisa, o Índice Secovi, que mede a variação de preços no mercado de revenda (imóveis de terceiros), registrou uma variação positiva de 0,96% em setembro, ou seja, maior que os 0,63% registrados em agosto. Os preços dos imóveis de revenda acumulam alta de 14,52% em 12 meses.

Já, no segmento de imóveis para aluguel, o Índice Secovi de locação, que mede os valores dos aluguéis no DF, apresentou novamente uma pequena variação negativa em setembro, mas ainda acumula alta de 5,3% nos últimos 12 meses.

Quanto à rentabilidade, retorno que o aluguel proporciona em relação ao valor venal do imóvel, entre os apartamentos as melhores rentabilidades foram encontradas em apartamentos de 1 quarto. Em primeiro lugar destaque para os imóveis da Ceilândia (0,61% ao mês), seguidos por Sobradinho (0,53% ao mês), Noroeste e Asa Sul, ambos com 0,52% ao mês de rentabilidade.

Segundo o Boletim, ainda em relação à rentabilidade dos aluguéis, observou-se que entre as casas os 3 melhores retornos foram encontrados nos imóveis de 2 quartos, no Gama, seguido por Sobradinho e Ceilândia, com 1,06%, 0,75% e 0,74% de retorno mensal, respectivamente.

Já em relação ao mercado de lançamentos imobiliários ou mercado primário, foram feitos 46 lançamentos até o 3º trimestre deste ano, sendo que as três regiões que receberam mais empreendimentos foram o Noroeste com 10 unidades, Águas Claras com 9 e Samambaia com 6 lançamentos.

A região de Águas Claras teve 1 lançamento a menos que o Noroeste neste ano, mas é a cidade com a maior quantidade de unidades em oferta pelas construtoras com 2.308 unidades à venda ao final de setembro.

Para o vice-presidente de Lançamentos do Secovi/DF, Rogerio Oliveira, em setembro o mercado igualou a quantidade de lançamentos realizados em todo o ano de 2022.

Ainda em relação ao mercado de lançamentos, os maiores preços por metro quadrado continuam sendo encontrados no Plano Piloto, com valores que variam de R$ 17.028/m2 no Noroeste à R$ 24.526/m2 na Asa Sul.