Curta a Copa e vote consciente

  • 19 de junho de 2014

Por Miguel Setembrino E.de Carvalho – pres. do Conselho Consultivo do SECOVI/DF

De uns tempos para cá apareceram na imprensa e nas redes sociais comparações entre os preparativos da Copa de 1950 e a atual. Na primeira Copa aqui disputada, também houve atraso nas obras e acusações de corrupção. Mas, ressalve-se, nada com a dimensão atual. O que se lembra dessa época é que o Brasil perdeu a final para o Uruguai. Se a seleção brasileira de futebol atual chegar novamente à final, será um trauma a menos na alma nacional.

Mas nenhum resultado conseguirá ofuscar o fato de que fora do campo o Brasil já perdeu a Copa, de forma irremediável e há muito tempo. O país poderia ter dado um salto de qualidade total: estádios, mobilidade urbana, aeroportos, obras de infraestrura e reformas estruturais, tudo do bom e do melhor estava a caminho dos futuros moradores do primeiro mundo.

O tempo e as condições necessárias para a montagem do grandioso evento não assustava a ninguém. “Brasileiro faz carnaval, o maior espetáculo da terra, e não será uma Copinha qualquer que vai nos atrapalhar”, ouvimos mais de um milhão de vezes. Agora, deu no que deu e não podemos mais chorar sobre o leite derramado nem sobre o patriotismo ultrajado.

Mas, verdade seja dita: essa possibilidade de comparação, de um lado as obras dos estádios de futebol e de outro as mazelas nacionais, abriu uma janela de observação para os brasileiros. Tornou visível que o país, se melhor administrado, pode resolver os seus problemas sem depender de ajuda externa.

Os próprios brasileiros podem, através de suas instituições permanentes, encaminhar suas soluções. Apesar de ser uma frustração, é também uma conscientização. Temos meios e recursos para fazer um Brasil melhor. Essa situação ajudará a amadurecer os eleitores, mas há uma verdade pouco assimilada no meio do caminho: votos brancos e nulos não são a solução. A solução é ainda a participação de todos no processo democrático.

PARA FRENTE, BRASIL….

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…