CUB-DF/m² registra alta no mês de abril

  • 8 de maio de 2018

O Custo Unitário Básico (CUB), importante índice da construção civil e que pode ser usado como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos na planta, registrou uma variação positiva de 0,84% em abril, fechando o mês em R$ 1.261,64.

Por meio dele, é possível realizar o registro das incorporações imobiliárias. O CUB também é considerado, pela Receita Federal, como base de cálculo para a emissão da Certidão Negativa de Débito (CND) de obras da construção civil, bem como é utilizado pela Caixa Econômica Federal e demais bancos atuantes no sistema de financiamento imobiliário.

Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) que informa que, no mês passado, tanto o Custo Unitário Básico quanto o Desonerado apresentaram uma variação positiva. O CUB-DF/m² Desonerado registrou 0,89%.

Vale ressaltar que para se ter o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m² deve-se considerar os demais custos como, por exemplo: projetos, fundações, elevadores, instalações de ar-condicionado, impostos, taxas, entre outros.

Para obter este resultado mensal, o CUB-DF/m² inclui a avaliação de um grupo de materiais com 29 itens, além de mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira.

Com informações do Sinduscon/DF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF CRIA A VICE-PRESIDÊNCIA DE LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) criou a Vice-Presidência Extraordinária de Lançamentos Imobiliários e empossou o empresário do setor, Rogerio Oliveira. De acordo…

VENDA DE IMÓVEIS SUPERA 2 BILHÕES EM OUTUBRO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que a variação do Volume Geral de Vendas, o VGV,…

Mercado Imobiliário do DF supera 15 bilhões em venda de imóveis em 2021

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa com base nos dados do Sistema Integral de Gestão Governamental…

SECOVI/DF SE REÚNE COM O SESC PARA FIRMAR PARCERIAS 

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) se reuniu essa semana com o diretor regional do SESC/DF, Valcides de Araújo Silva, para firmar parcerias…