CUB-DF/m² registra alta no mês de abril

  • 8 de maio de 2018

O Custo Unitário Básico (CUB), importante índice da construção civil e que pode ser usado como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos na planta, registrou uma variação positiva de 0,84% em abril, fechando o mês em R$ 1.261,64.

Por meio dele, é possível realizar o registro das incorporações imobiliárias. O CUB também é considerado, pela Receita Federal, como base de cálculo para a emissão da Certidão Negativa de Débito (CND) de obras da construção civil, bem como é utilizado pela Caixa Econômica Federal e demais bancos atuantes no sistema de financiamento imobiliário.

Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) que informa que, no mês passado, tanto o Custo Unitário Básico quanto o Desonerado apresentaram uma variação positiva. O CUB-DF/m² Desonerado registrou 0,89%.

Vale ressaltar que para se ter o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m² deve-se considerar os demais custos como, por exemplo: projetos, fundações, elevadores, instalações de ar-condicionado, impostos, taxas, entre outros.

Para obter este resultado mensal, o CUB-DF/m² inclui a avaliação de um grupo de materiais com 29 itens, além de mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira.

Com informações do Sinduscon/DF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…