O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan) aprovou o projeto urbanístico da Cidade Urbitá, próximo a Sobradinho. O empreendimento terá prédios de até 10 andares sem grades ou cercas, integrados ao espaço público e envoltos por 3 milhões de metros quadrados de parques. A capacidade de moradores da nova cidade será de 118 mil. O projeto já tem licença ambiental, estudos de tráfego aprovados e poderá gerar investimentos de pelo menos R$ 300 milhões nas primeiras etapas.
A Cidade Urbitá é um empreendimento privado e será construída nas terras da antiga Fazenda Paranoazinho, uma área que engloba condomínios irregulares e terras vazias. O projeto aprovado inclui 922 hectares.
A primeira etapa do projeto aprovada pelo Conplan poderá abrigar 11 mil moradores.
Apesar da aprovação, uma das preocupações é com o trânsito que já está saturado na área com os constantes engarrafamentos na BR-020, principalmente na subida do Colorado. A obra do Trevo de Triagem Norte que prevê a duplicação da Ponte do Bragueto, no Lago Norte, e de um complexo de viadutos para aliviar os congestionamentos foi concebida sem levar em conta esse adensamento populacional.
A oferta de serviço público na região também é escassa e faltam áreas para a construção de escolas, postos de saúde ou hospitais. Os especialistas terão que verificar também o abastecimento de água no local, haja visto a crise hídrica que o Distrito Federal sofreu recentemente.
Com informações do Correio Braziliense
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF