Conheça os dados do mercado imobiliário no Boletim Secovi-DF

 

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulga, mensalmente, o Boletim de Conjuntura Imobiliária produzido pelas empresas juniores da Universidade de Brasília. O Boletim analisa os imóveis ofertados para locação e comercialização no DF. Na amostra são considerados os imóveis seminovos ou antigos, ou seja, não há nenhum lançamento presente no cálculo dos índices.

Vale ressaltar que as regiões definidas na delimitação de Brasília são Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte e Sudoeste. A amostragem é feita a partir do levantamento de dados de imobiliárias que atuam no Distrito Federal.

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de janeiro de 2020 apresenta a amostra referente a dezembro/2019. De acordo com a pesquisa foram analisadas 69.496 unidades residenciais e 13.338 comerciais.

Na categoria de imóveis residenciais, 68,04% da amostra é composta por apartamentos (15,43% para a locação e 84,57% ofertados para venda) e 31,96% são de casas (91,1% para comercialização e apenas 8,9% para locação).

Já em relação aos imóveis comerciais, 66,66% da amostra é composta por salas (42,12% para comercialização e 57,88% destinadas à locação) e 33,34% por lojas (41,60% para venda e 58,40 % para locação).

Em dezembro de 2019, o Índice de Rentabilidade Comercial apresentou seus maiores valores nas categorias de lojas no Setor de Indústria (1,65%), Vicente Pires (1,22%) e em Sobradinho (1,17%). Os menores valores, por sua vez, foram observados nas salas também no Setor de Indústria (0,20%), Brasília (0,47%)  e nas lojas do Riacho Fundo (0,47%).

Por fim, o Índice de Rentabilidade Residencial apresentou seus maiores valores nas categorias de casas com 2 dormitórios em Brasília (1,29%), Gama (1,19%) e em Sobradinho (1,10%). Já os menores valores foram registrados nos apartamentos com 3 dormitórios na região do Gama (0,34%), Sobradinho (0,34%) e nas casas com 4 dormitórios no Guará (0,35%).

Para ter acesso à íntegra da pesquisa, basta associar-se ao SECOVI/DF e se cadastrar gratuitamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sindicato da Habitação do DF assina acordo com entidade dos trabalhadores para manter empregos no setor

Com o objetivo de minimizar o avanço do novo coronavírus e tentar diminuir os impactos negativos no setor, além de visar a segurança jurídica do…

Secovi-DF orienta imobiliárias sobre o retorno às atividades

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) alerta os empresários do setor imobiliário sobre as medidas que devem ser adotadas nessa volta ao trabalho…

GUIA PRÁTICO DO CORRETOR DE IMÓVEIS DURANTE A PANDEMIA

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulga o “Guia Prático do Corretor de Imóveis” com ferramentas e formas de ajudar a todos do…

CAIXA amplia medidas para o mercado imobiliário durante pandemia

A Caixa Econômica Federal anunciou novas medidas de proteção e estímulo ao setor imobiliário injetando cerca de R$ 43 bilhões de recursos na economia que…