Conflitos no Noroeste

  • 3 de novembro de 2011
O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF) declara apoio à Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-DF).

No mês passado, a ADEMI-DF divulgou uma nota de esclarecimento defendendo a licitude das empresas que tentaram ocupar seus terrenos no Setor Noroeste para iniciar obras de edifícios residenciais. Na ocasião, manifestantes impediram o início das construções afirmando protestar em favor das comunidades indígenas que ocupam uma área a 300 metros de distância dos locais onde serão erguidos os novos prédios.

Segundo informações, os confrontos foram gerados, equivocadamente, pois a maioria das famílias indígenas declarou ser contrária aos conflitos ocorridos. A Funai já havia se pronunciado enfatizando que o local em questão não era reconhecido como território indígena.

A interrupção do início das obras pode acarretar prejuízos para o Distrito Federal, já que o mercado imobiliário representa hoje um dos maiores segmentos empregatícios de todo o Brasil. Além disso, as construtoras adquiriram seus terrenos de forma legal, por meio de licitação da Terracap e possuem a documentação exigida para concretizar seus projetos de edificação.

No último dia 18 de outubro, diretores da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário participaram de uma reunião com representantes da Terracap, da Funai e também das comunidades indígenas. Na ocasião, selaram um acordo pacífico onde ficou entendido que a Terracap fará a transferência dos índios para uma área denominada Arie Especial Cruls, próxima à Água Mineral e ao Noroeste.

É importante ressaltar, que apenas uma, das três comunidades que ocupam o local não assinou o acordo. Família essa, constituída por um único índio sendo que as outras duas comunidades somam cerca de 50 indígenas.

O SECOVI-DF espera que tudo seja resolvido, o mais rápido possível, para que as construtoras e incorporadoras possam trabalhar e dar início as obras dentro dos procedimentos rotineiros, sem que haja atrasos nas construções!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PREÇOS DOS ALUGUEIS SUBIRAM MAIS DE 26% NOS ÚLTIMOS 12 MESES

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que os valores dos aluguéis no DF subiram 26,56% nos…

VENDAS DE IMÓVEIS CRESCERAM 24% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que foram vendidos mais de 10 bilhões de reais de…

Entidades do mercado imobiliário discutem Reforma Tributária no Senado

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi/Goiás) e os representantes dos demais Secovis do país…

SECOVI/DF VERIFICA ALTA DOS ALUGUÉIS NO DF

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que os valores dos aluguéis no DF estão aumentando acima…