Conflitos no Noroeste

  • 3 de novembro de 2011
O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF) declara apoio à Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-DF).

No mês passado, a ADEMI-DF divulgou uma nota de esclarecimento defendendo a licitude das empresas que tentaram ocupar seus terrenos no Setor Noroeste para iniciar obras de edifícios residenciais. Na ocasião, manifestantes impediram o início das construções afirmando protestar em favor das comunidades indígenas que ocupam uma área a 300 metros de distância dos locais onde serão erguidos os novos prédios.

Segundo informações, os confrontos foram gerados, equivocadamente, pois a maioria das famílias indígenas declarou ser contrária aos conflitos ocorridos. A Funai já havia se pronunciado enfatizando que o local em questão não era reconhecido como território indígena.

A interrupção do início das obras pode acarretar prejuízos para o Distrito Federal, já que o mercado imobiliário representa hoje um dos maiores segmentos empregatícios de todo o Brasil. Além disso, as construtoras adquiriram seus terrenos de forma legal, por meio de licitação da Terracap e possuem a documentação exigida para concretizar seus projetos de edificação.

No último dia 18 de outubro, diretores da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário participaram de uma reunião com representantes da Terracap, da Funai e também das comunidades indígenas. Na ocasião, selaram um acordo pacífico onde ficou entendido que a Terracap fará a transferência dos índios para uma área denominada Arie Especial Cruls, próxima à Água Mineral e ao Noroeste.

É importante ressaltar, que apenas uma, das três comunidades que ocupam o local não assinou o acordo. Família essa, constituída por um único índio sendo que as outras duas comunidades somam cerca de 50 indígenas.

O SECOVI-DF espera que tudo seja resolvido, o mais rápido possível, para que as construtoras e incorporadoras possam trabalhar e dar início as obras dentro dos procedimentos rotineiros, sem que haja atrasos nas construções!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VOLUME GERAL DE VENDAS ATÉ ABRIL DE 2022 SUPERA 2021 EM 9,5 BI

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de abril, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), informa que em 2022 o Volume…

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…