No mês passado, a ADEMI-DF divulgou uma nota de esclarecimento defendendo a licitude das empresas que tentaram ocupar seus terrenos no Setor Noroeste para iniciar obras de edifícios residenciais. Na ocasião, manifestantes impediram o início das construções afirmando protestar em favor das comunidades indígenas que ocupam uma área a 300 metros de distância dos locais onde serão erguidos os novos prédios.
Segundo informações, os confrontos foram gerados, equivocadamente, pois a maioria das famílias indígenas declarou ser contrária aos conflitos ocorridos. A Funai já havia se pronunciado enfatizando que o local em questão não era reconhecido como território indígena.
No último dia 18 de outubro, diretores da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário participaram de uma reunião com representantes da Terracap, da Funai e também das comunidades indígenas. Na ocasião, selaram um acordo pacífico onde ficou entendido que a Terracap fará a transferência dos índios para uma área denominada Arie Especial Cruls, próxima à Água Mineral e ao Noroeste.
É importante ressaltar, que apenas uma, das três comunidades que ocupam o local não assinou o acordo. Família essa, constituída por um único índio sendo que as outras duas comunidades somam cerca de 50 indígenas.
O SECOVI-DF espera que tudo seja resolvido, o mais rápido possível, para que as construtoras e incorporadoras possam trabalhar e dar início as obras dentro dos procedimentos rotineiros, sem que haja atrasos nas construções!!!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF