A Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) acredita que as novas políticas aplicadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) podem ser a chance dos bancos privados aumentarem sua participação no mercado de concessão de financiamentos habitacionais. Diante desse cenário, a concorrência no financiamento habitacional poderá ser mais acirrada em 2018 beneficiando, dessa maneira o comprador interessado em adquirir a casa própria.
Recentemente, a CEF deixou de fornecer financiamento habitacional para algumas linhas de crédito e também modificou as condições de financiamento. Segundo a ABMH o aumento da entrada que deve ser dada pelo comprador, chegando a 50% para os casos de imóveis usados. Aliada à manutenção de uma taxa de juros consideravelmente alta, a expectativa é que haja uma fuga dos consumidores para os bancos privados.
“Sempre que existe uma concorrência maior entre fornecedores de produtos e serviços, quem ganha é o consumidor, pois sempre haverá, por parte de um ou de outro fornecedor, algum benefício que trará o consumidor para sua empresa. Assim, o mercado, que é amplamente monopolizado pela Caixa, pode sofrer uma reviravolta de muita importância.”, informou Vinícius Costa – presidente da ABM.
Com informações do Estado de Minas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF