Comissão aprova segunda isenção do IR na venda de imóvel residencial

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto do senador, licenciado, Marcelo Crivella (PRB-RJ) que assegura durante cinco anos a segunda isenção do Imposto de Renda na venda de imóvel residencial.

Atualmente, o dono de imóvel residencial é isento de pagar Imposto de Renda sobre o ganho obtido com a venda do bem se utilizar o dinheiro para comprar outra moradia em até 180 dias, mas o benefício só pode ser usado uma vez no prazo de cinco anos.

 

O PLS 604/2011 não isenta totalmente o contribuinte nessa segunda operação. Haverá um desconto de 50% sobre o valor do imposto apurado sobre o ganho obtido. Além disso, condiciona a concessão do abatimento exclusivamente aos casos em que o vendedor aplicar o dinheiro da venda, em até 180 dias, na aquisição de imóvel residencial novo. Vale ressaltar que na primeira vez, a escolha pode ser tanto por imóvel novo como usado.

O projeto foi relatado, favoravelmente, pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO) e aprovado em decisão terminativa. O texto pode seguir, diretamente, para a Câmara dos Deputados se não houver recurso pelo Plenário do Senado.

Com informações de: ASSESSORIA E PLANEJAMENTO Eireli

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF é favorável à moradias no Setor Comercial Sul

O Projeto de Lei Complementar que autoriza o uso residencial em imóveis comerciais localizados, nas quadras de 1 a 6, do Setor Comercial Sul, foi…

SECOVI/DF distribui máscaras de proteção às empresas associadas

As empresas associadas ao Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) estão recebendo, gratuitamente, máscaras de proteção contra a Covid-19 para seus funcionários e colaboradores.…

Entrevista concedida pelo presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia

Entrevista concedida pelo presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, ao DF Record sobre a alta dos aluguéis residenciais e a baixa no preço dos imóveis comerciais.…

SECOVI/DF condena reprovação de novo bairro pelo Iphan