SECOVI/DF LANÇA O 2º BOLETIM ANUAL DE CONJUNTURA IMOBILIÁRIA

  • 6 de maio de 2013

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) lançará amanhã (dia 07/05) às 16h no auditório da Faculdade de Tecnologia no campus da Universidade de Brasília (UNB) o 2º Boletim Anual de Conjuntura Imobiliária. Após o lançamento haverá uma coletiva de imprensa!!!

De acordo com a Econsult – empresa júnior do departamento de economia da UNB – responsável pela elaboração do estudo, este é um trabalho mais elaborado quando comparado com o boletim de conjuntura mensal pois traz a produção de artigos sobre diversos temas relacionados ao mercado imobiliário.

Segundo o presidente do SECOVI/DF, Carlos Hiram Bentes David, o boletim anual faz uma análise macro do setor de imóveis. “O estudo mostra a evolução do mercado dentro do  cenário econômico mundial em um período de 12 meses”, explica.

O Boletim, referente ao ano de 2012, apresenta o mesmo formato da primeira versão.  Além da análise mundial, é feita uma pesquisa do cenário nacional onde se descreve o comportamento da atividade econômica do país. O estudo faz também um comparativo de determinados índices de mercado na busca de melhor entender suas tendências.

De acordo com o diretor de projetos da Econsult, Humberto Bernal, analisou-se a expansão do crédito que foi comparada com a de outros países. “Concentramos nossa análise um pouco mais, investigamos o cenário do Distrito Federal buscando dados sobre o seu entorno e o programa do governo “Minha Casa, Minha Vida”, além de analisarmos a atividade econômica da região e realizarmos um estudo sobre o Setor Habitacional”, explica.

Os dados imobiliários agregados do Distrito Federal no ano de 2012, as rentabilidades imobiliárias e o Índice SECOVI-DF estão descritos no Boletim. Esta exposição de dados serve de insumo para pesquisa e análise da conjuntura do mercado imobiliário para auxiliar as imobiliárias, pesquisadores e investidores do mercado.

O estudo faz uma análise sobre o efeito do tombamento de Brasília que reduz a oferta de imóveis e contribui para a elevação dos preços em determinadas regiões e apresenta também as tendências para o mercado imobiliário em 2013.

O Boletim Anual de Conjuntura Imobiliária é utilizado como um indicador do andamento do mercado imobiliário no Distrito Federal no cenário nacional.

Estarão presentes no evento, além do presidente do SECOVI/DF,  Carlos Hiram Bentes David; o presidente da FECOMÉRCIO/DF, Adelmir Santana; o presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis – COFECI, João Teodoro da Silva; o presidente do CRECI/DF, Hermes Alcântara; o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis – ACI/DF, Hélio Santos Caetano; o presidente da Econsult, Gustavo Borges e o professor do Departamento de Economia da UNB, Roberto Ellery.

Contato: Cristiane Baker
Assessora de Imprensa – SECOVI/DF
(61) 8111.3166

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VENDA DE IMÓVEIS EM NOVEMBRO DE 2021 FOI 40% MAIOR DO QUE EM 2020

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de dezembro divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa que segundo dados da ANOREG (Associação dos Notários…

SECOVI/DF CRIA A VICE-PRESIDÊNCIA DE LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) criou a Vice-Presidência Extraordinária de Lançamentos Imobiliários e empossou o empresário do setor, Rogerio Oliveira. De acordo…

VENDA DE IMÓVEIS SUPERA 2 BILHÕES EM OUTUBRO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que a variação do Volume Geral de Vendas, o VGV,…

Mercado Imobiliário do DF supera 15 bilhões em venda de imóveis em 2021

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa com base nos dados do Sistema Integral de Gestão Governamental…