Hiram David trabalha com imóveis e depende de certidões de cartório e da Justiça. “Se você retém um negócio por alguns dias existe um custo em torno disso, em algumas vezes efetivamente inviabiliza”, diz o empresário.
O caminho é um link na página na internet do Conselho Nacional de Justiça, inaugurado nesta sexta-feira. Por ele dá para saber sobre processos de divórcio, ações federais, estaduais, eleitorais e militares, registro de imóveis e se há certidão negativa criminal. Ficam de fora os processos sob sigilo.
O secretário-nacional do CNJ calculou a economia de tempo. “Para pesquisar se um bem imóvel está indisponível ou não, demoraria nove dias úteis, só em São Paulo. Nesse sistema não demora mais do que 15 segundos no Brasil inteiro”, disse Fernando Marcondes.
Nesta primeira etapa, sete estados e o Distrito Federal colocarão informações para consulta. O equivalente a 33 milhões de processos. Até 2014, o sistema deve ter dados de todo o Brasil. Por enquanto, as informações serão colocadas gradualmente, de acordo com a adesão de cartórios e tribunais.
“Todos os dados que dispõe o Poder Judiciário serão armazenados nesse sistema e deles qualquer pessoa do povo. É um sistema muito simples, terá acesso de qualquer lugar, do computador, de casa”, disse o presidente do STF, Cezar Peluso.
Acesse o novo sistema do CNJ: http://www.cnj.jus.br/cnipe
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF