CLDF Homenageia Corretores de Imóveis

  • 6 de setembro de 2012

O cinquentenário da regulamentação da profissão de Corretor de Imóveis no Brasil comemorado no último dia 27/08 recebeu uma série de homenagens na Câmara Legislativa, Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Além das Sessões Solenes, os profissionais foram agraciados durante a 3ª edição do Prêmio Colibri, o “Oscar do Corretor de Imóveis” que premiou os 50 corretores que mais se destacaram no ano.

Para encerrar as comemorações a esses honrados profissionais, Brasília sediou o 1º Congresso Internacional do Mercado Imobiliário (CIMI) e o 4º Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis (Enbraci).

A sessão de homenagens na Câmara Legislativa contou com a participação de várias entidades do setor imobiliário. Estiveram presentes: o presidente do CRECI/DF, Hermes Alcântara; o presidente da Fecomércio/DF, Adelmir Santana; o presidente da FENACI – Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, Carlos Alberto Schmitt, e o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis (ACI), Hélio Santos Caetano.

O Congresso Nacional não ficou de fora das homenagens e foi tomado pelos corretores que deram um abraço simbólico no órgão. O plenário do Senado ficou repleto de profissionais e autoridades do setor como o presidente do COFECI (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis),  João Teodoro.

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Carlos Hiram Bentes David, participou de todos os eventos em homenagem aos Corretores de Imóveis e se emocionou ao relembrar como começou sua carreira. “Em 1948, meu avô era corretor no Rio de Janeiro e trabalhava com uma pastinha debaixo do braço. Já em 1960, meu pai veio para a nova capital chamado por Sinésio Passos, detentor do CRECI 001. Eu, tirei o meu registro como corretor em 1985 e tenho muito orgulho da profissão que escolhi”, conta.

Segundo Hiram, dos anos 80 para cá muita coisa mudou, pricipalmente, na relação entre cliente e corretor. “Hoje, os financiamentos imobiliários não precisarão ser feitos mais em agências e poderão ser realizados por correspondentes imobiliários”, anunciou.

O Corretor de Imóveis que no início do século XX era conhecido  apenas como um agente imobiliário, se transformou em um profissional extremamente especializado possuindo cursos superiores de Gestão Imobiliária.

Vale lembrar, que a luta pela regulamentação da profissão começou em 1937 e para que fosse reconhecida muitos profissionais dedicaram anos de sua vida entre emendas e visitas ao Congresso Nacional. Nessa luta, destacamos o esforço de Ulysses Guimarães e Arnaldo Prieto, falecido, recentemente, e figura ímpar no cenário imobiliário.

Hoje, a profissão é reconhecida internacionalmente, haja vista, Brasília ter sediado o 1º Congresso Internacional do Mercado Imobiliário. Por todas essas razões esperamos com grande otimismo a chegada do centenário da profissão.
Que venham os 100 anos com muito sucesso!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…