A Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) reuniu-se na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, para analisar o quadro econômico do mercado de imóveis com base em indicadores e trabalhos produzidos pelos Secovis de todo o país.
Na reunião foi debatido o setor de locação, compra e venda de imóveis, como forma de investimento, utilizando-se os dados estatísticos de indicadores do ano de 2014 e as perspectivas para 2015.
O vice-presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, falou sobre a situação atual do mercado para investimento em locação. “Apesar da alta oferta e da queda na locação em 2014, acreditamos que em 2015 e 2016 o quadro irá melhorar, inclusive no mercado de vendas, pois, segundo estudos teremos um volume menor de ofertas”, explicou. O Distrito Federal serviu como exemplo, por possuir um dos mais altos valores do metro quadrado para qualquer tipo de imóvel na região, especialmente o residencial.
A diretoria debateu, também, a alta da taxa de juros que tem um reflexo direto no mercado de imóveis. Analisando a média dos preços no período de 2004 a 2014, o ganho real foi de 3,7%, enquanto a taxa média de juros chegou a 4,6%. Contudo, os financiamentos imobiliários no país subiram 3,4% em 2014.
Outro tema abordado, foi a aprovação da lei que regulamentou o contrato de associação entre o corretor de imóveis e a imobiliária, criando a figura do Corretor Associado. A lei sancionada, em janeiro, foi comemorada tanto pelos Corretores de Imóveis como pelas Imobiliárias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF