O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou hoje que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA registrou queda de 0,23%, em junho.
Esta foi a primeira deflação mensal registrada no país desde junho de 2006, quando havia ficado em -0,21%, considerada a taxa mais baixa desde o início do Plano Real.
Desde maio, a taxa vinha sofrendo uma queda forte quando ficou em 0,31%, em relação ao mesmo mês do ano passado, que havia registrado 0,35%. Portanto, o acumulado em 12 meses está em 3%, abaixo da meta do governo, que é de 4,5%.
Entre os grupos pesquisados pelo IBGE que tiveram maior queda estão alimentação e bebidas, que caíram -0,35% em maio para -0,50% em junho. O mesmo aconteceu em Transportes, que foi de -0,42% em maio para -0,52% em junho, devido aos combustíveis.
O setor de habitação teve a maior virada, de 2,14% em maio para -0,77% em junho, puxado pelas contas de energia elétrica que reduziram em 5,52% e foram responsáveis por um impacto negativo de 0,20 ponto percentual no IPCA do mês. Porém, outros fatores pressionaram o grupo habitação para cima que foram os aumentos de 1,14% nas contas de condomínio e de 2,16% nas de água e esgoto.
A queda do consumo, da renda e do emprego também estão entre os fatores que contribuíram para a queda dos preços.
O IPCA é calculado pelo IBGE e se refere às famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos e abrange 10 regiões metropolitanas do país, além de Goiânia, Campo Grande e Brasília.
Com informações da Exame.com
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF