Brasil é o quinto país no ranking pela procura do selo Leed

  • 24 de junho de 2009
GBC Brasil registra crescimento de 100% em empreendimentos em processo de certificação no País.

A ONG Green Building Council Brasil, criada para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no País, registrou, até janeiro de 2009, 89 empreendimentos em processo de certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design). Esse número coloca o Brasil na quinta posição no ranking da procura pelo selo.

No ano passado, três empreendimentos brasileiros conquistaram a certificação (em 2007, apenas um recebeu o selo) e 44 novos projetos foram registrados para conseguir o Leed, um crescimento de 100% em relação ao ano anterior.  O setor Noroeste vem trabalhando nesta perspectiva.

As atividades de educação e treinamento que estimulam ou capacitam profissionais para trabalhar com construções sustentáveis também tiveram resultados positivos. “Nossa meta era de 3.500 pessoas, mas conseguimos atingir mais de sete mil”, afirma Nelson Kawakami, diretor-executivo do GBC Brasil.

Já o número de profissionais Leed AP, reconhecidos por seus conhecimentos sobre as práticas de construção sustentável e os princípios do Sistema de Certificação Leed, mais do que dobrou entre 2007 e 2008, passando de 13 para 36. Segundo Kawakami, esse crescimento reflete a preocupação das organizações em desenvolver projetos mais sustentáveis e, para isso, elas precisam de profissionais capacitadas para desenvolver este trabalho. “A demanda não pára de aumentar e há profissionais brasileiros que, inclusive, são recrutados por empresas de fora do país”, diz.

Para 2009, o GBC Brasil espera resultados ainda melhores. A organização estima chegar a 200 empreendimentos em processo de certificação e atingir mais pessoas com informações e práticas da construção sustentável. Novas certificações também são aguardadas para este ano.

Fonte: Imovelweb

 

{backbutton}

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VOLUME GERAL DE VENDAS ATÉ ABRIL DE 2022 SUPERA 2021 EM 9,5 BI

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de abril, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), informa que em 2022 o Volume…

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…