Biblioteca Miguel Setembrino é inaugurada no Instituto Fecomércio

O Instituto Fecomércio inaugurou na tarde desta quarta-feira (14) a Biblioteca Miguel Setembrino. O espaço fica localizado no 6º andar do Edifício Jesse Freire, na quadra 6 do Setor Comercial Sul. O vice-presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, junto com o vice-presidente financeiro da instituição, Paolo Piacesi, e a diretora executiva do IF, Elizabeth Campos, realizaram a inauguração.

Francisco Maia parabenizou o Instituto por homenagear o local com o nome do falecido fundador e vice-presidente da Federação, Miguel Setembrino. “O espaço já começou bem. O IF cumpre o seu papel de integração entre empresa e escola, com os programas voltados para os estudantes conseguirem estágios com muito sucesso”, disse.

Já o vice-presidente financeiro enalteceu a inciativa e afirmou que sem livros não se faz uma nação. “Meu pai me dizia quando era garoto, se não puder viajar, leia. E foi através dos livros que conheci a história de muitos países, que posteriormente tive oportunidade de conhece-los em viagens. É muito importante que os jovens estejam antenados nas novas tecnologias, mas é primordial que os livros façam parte de suas vidas também”, apontou Paolo Piacesi.

Elizabeth Campos apontou que o projeto nasceu da preocupação de ter um local adequado para os jovens terem um espaço para a leitura. “Ainda temos poucos livros no acervo, mas a ideia é que a cada dia possamos agregar um pouco mais, até ter uma ampla variedade de livros a disposição dos nossos aprendizes”, apontou. Já a coordenadora de Integração Empresa-Escola do Instituto Fecomércio, gestora do programa de aprendizagem e idealizadora do projeto, Regina Malheiros, disse que a ideia é assegurar que a biblioteca não se caracterize em um projeto estático, mas que esteja sempre em atividade. “Vamos usar a criatividade para agregarmos, cada vez mais, valor aos nossos cursos realizando exposições, oficinas de artesanatos, contação de histórias, e atividades que aproximem a comunidade da biblioteca e do acervo”, ressaltou. Também estavam presentes o superintendente da Fecomércio, João Feijão, o assessor parlamentar da Fecomércio, Athayde Passos da Hora, funcionários do Instituto e da Federação, além de instrutores e aprendizes do IF.

Natural de Guaçuí (ES), Miguel Setembrino Emery de Carvalho nasceu em 1933 e faleceu em 2018. Passou parte de sua juventude no Rio de Janeiro, onde se formou nos cursos de Direito, Filosofia e Antropologia. Também estudou a psicologia infantil e do comportamento, tendo ministrado 11 disciplinas em diferentes escolas do Rio e de Brasília. Chegou a capital federal em 1966. No Distrito Federal, ajudou a fundar a Federação do Comércio e o Sindicato das Imobiliárias. Era o primeiro vice-presidente da Fecomércio desde sua fundação. Foi presidente da instituição entre janeiro de 2007 e janeiro de 2011.

Fonte: Fecomércio
por Daniel Alcântara – 14 de novembro de 2018