O dono de um imóvel deverá indenizar a inquilina, em razão de ter pedido à CEB para realizar o corte no fornecimento de energia elétrica com o intuito de forçar a desocupação da sua propriedade. A decisão foi do 2º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF.
A CEB Distribuição S/A apresentou nos autos comprovação de que o desligamento do fornecimento de energia elétrica se deu a pedido do proprietário, situação confirmada pelo dono do imóvel em sua contestação.
Para o juiz, não houve qualquer ilegalidade no procedimento de corte adotado pela CEB, posto que este se deu a pedido do proprietário do imóvel, em obediência à norma vigente, não havendo qualquer irregularidade na conduta da empresa. Por outro lado, o proprietário embora tenha comprovado a propriedade exclusiva do imóvel, decidiu forçar a desocupação do mesmo por meio reprovável e desonroso, ao invés de procurar a via amigável ou judicial com prejuízo à inquilina, autora da ação. Assim sendo, deverá o proprietário indenizar a autora por danos morais.
O magistrado explicou que a reparação cumpre também um caráter pedagógico, desestimulando práticas dessa natureza. Desta forma, levando em consideração as circunstâncias e a extensão do evento danoso, bem como a dupla finalidade que lhe são peculiares – reparatória e preventiva – com o cuidado de impedir que se torne fonte de enriquecimento sem causa, o juiz determinou que o proprietário do imóvel deverá pagar à autora o valor de R$ 500 pelos danos morais sofridos.
Ainda cabe recurso da sentença.
Com informações da Assessoria Jurídica do SECOVI/DF.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF