Dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), mostram que o Distrito Federal tem o aluguel mais caro do país. Os locatários comprometem até 11% do salário com essa despesa, enquanto no restante do país a média é de 7,31%.
O motivo, segundo analistas, é que sobram interessados em ser inquilinos e faltam imóveis para alugar.
O estudante José Antônio Fagundes morava em Goiânia e teve que se mudar para Brasília para fazer faculdade, mas levou um susto na hora de alugar um imóvel. A alternativa foi dividir o apartamento de um quarto com um amigo.
De acordo com o SECOVI/DF que representa as empresas de administração de imóveis, o alto preço dos alugueis está ligado a dois fatores. A demanda maior que a oferta e a supervalorização dos imóveis. Para se ter uma idéia, enquanto a inflação do ano passado foi de quase 6%, a média de valorização de casas e apartamentos no DF chegou a 15%.
Em alguns casos, a valorização foi bem superior a isso e elevou ainda mais o preço do aluguel, normalmente 0,3% ou 0,4% do valor do imóvel. “As pessoas consideram o preço alto, mas, na verdade, não é, porque o mínimo desejável é 0,5% do valor do imóvel”, informa o presidente do Sindicato, Miguel Setembrino.
Fonte: Bom Dia DF
{backbutton}
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF