A Taxa Selic e o impacto no mercado imobiliário

  • 1 de dezembro de 2017

A SELIC é a taxa média de juros que o governo brasileiro paga quando realiza empréstimos tomados de instituições bancárias. A tendência é que quanto mais ela cresça mais os bancos emprestem dinheiro ao governo a fim de aumentar os seus rendimentos. 

Uma vez que ela diminui, os bancos tendem a liberar mais empréstimos direto ao consumidor, aumentando a oferta de capital disponível no mercado.

Este é um dos fatores que influenciam na retomada do setor imobiliário, além da confiança do consumidor que está crescendo perante a economia.

 

A expectativa é animadora pois a Selic foi reduzida de 8,25% para 7,5% ao ano no último mês de outubro. Estima-se que a taxa de juros tenha nova queda, chegando aos 7% ainda em dezembro, será o menor patamar desde abril de 2013. Com isso, a oferta de crédito dá os primeiros sinais para a recuperação do mercado imobiliário.

Com agências

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF VERIFICA ALTA DOS ALUGUÉIS NO DF

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que os valores dos aluguéis no DF estão aumentando acima…

CIDADES SATÉLITES SÃO AS REGIÕES MAIS RENTÁVEIS PARA ALUGAR

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de maio/2024 com amostras referentes a abril divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que…

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…