Os dados apresentados no último Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), referente ao mês de julho, refletem a expectativa de retomada do mercado imobiliário. Um dos pontos verificados foi a redução da taxa básica de juros (SELIC) que atingiu o valor de 9,25%. Essa redução estimula o financiamento imobiliário e, consequentemente, aumenta a demanda por imóveis. Outro ponto que merece destaque é a troca de ativos. Ou seja, o investidor troca as aplicações do mercado financeiro e volta a investir no setor imobiliário, o que também estimula o mercado de imóveis.
Vale ressaltar, a redução no estoque de imóveis novos. Em 2013, tínhamos cerca de 18.000 imóveis em estoque. Já no ano passado, esse número caiu para 10.000 gerando um ponto de equilíbrio para o setor e, atualmente, o estoque de lançamentos está em torno de 4.800 unidades considerado baixo, o que estimula o mercado.
Podemos citar também, o crescimento do Produto Interno Bruno (PIB), no segundo trimestre deste ano, em 0,2 pts que foi impulsionado pelo setor de comércio e serviços demonstrando um quadro otimista para o setor. A Taxa de Desocupação ficou em 13%, registrando o quarto recuo consecutivo do ano, o que é, extremamente, positivo.
Em relação às cotações do mercado, a maior variação registrada foi do índice IMOB – BM&FBOVESPA Imobiliário – que apresentou crescimento de 9,94%, refletindo uma valorização das ações e títulos que compõem as empresas relacionadas ao mercado imobiliário.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF