Câmara de Comércio Imobiliário debate cenário econômico

  • 1 de abril de 2015

A Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) reuniu-se na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, para analisar o quadro econômico do mercado de imóveis com base em indicadores e trabalhos produzidos pelos Secovis de todo o país.

Na reunião foi debatido o setor de locação, compra e venda de imóveis, como forma de investimento, utilizando-se os dados estatísticos de indicadores do ano de  2014 e as perspectivas para 2015.

O vice-presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, falou sobre a situação atual do mercado para investimento em locação. “Apesar da alta oferta e da queda na locação em 2014, acreditamos que em 2015 e 2016 o quadro irá melhorar, inclusive no mercado de vendas, pois, segundo estudos teremos um volume menor de ofertas”, explicou. O Distrito Federal serviu como exemplo, por possuir um dos mais altos valores do metro quadrado para qualquer tipo de imóvel na região, especialmente o residencial.

A diretoria debateu, também, a alta da taxa de juros que tem um reflexo direto no mercado de imóveis. Analisando a média dos preços no período de 2004 a 2014, o ganho real foi de 3,7%, enquanto a taxa média de juros chegou a 4,6%. Contudo, os financiamentos imobiliários no país subiram 3,4% em 2014.

Outro tema abordado, foi a aprovação da lei que regulamentou o contrato de associação entre o corretor de imóveis e a imobiliária, criando a figura do Corretor Associado. A lei sancionada, em janeiro, foi comemorada tanto pelos Corretores de Imóveis como pelas Imobiliárias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…