Concorrência no financiamento habitacional beneficiará comprador

  • 9 de janeiro de 2018

A Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) acredita que as novas políticas aplicadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) podem ser a chance dos bancos privados aumentarem sua participação no mercado de concessão de financiamentos habitacionais. Diante desse cenário, a concorrência no financiamento habitacional poderá ser mais acirrada em 2018 beneficiando, dessa maneira o comprador interessado em adquirir a casa própria.

Recentemente, a CEF deixou de fornecer financiamento habitacional para algumas linhas de crédito e também modificou as condições de financiamento. Segundo a ABMH o aumento da entrada que deve ser dada pelo comprador, chegando a 50% para os casos de imóveis usados. Aliada à manutenção de uma taxa de juros consideravelmente alta, a expectativa é que haja uma fuga dos consumidores para os bancos privados.

 

“Sempre que existe uma concorrência maior entre fornecedores de produtos e serviços, quem ganha é o consumidor, pois sempre haverá, por parte de um ou de outro fornecedor, algum benefício que trará o consumidor para sua empresa. Assim, o mercado, que é amplamente monopolizado pela Caixa, pode sofrer uma reviravolta de muita importância.”, informou Vinícius Costa – presidente da ABM.

Com informações do Estado de Minas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…