A RETOMADA DO MERCADO IMOBILIÁRIO

  • 15 de setembro de 2017

Os dados apresentados no último Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), referente ao mês de julho, refletem a expectativa de retomada do mercado imobiliário. Um dos pontos verificados foi a redução da taxa básica de juros (SELIC) que atingiu o valor de 9,25%. Essa redução estimula o financiamento imobiliário e, consequentemente, aumenta a demanda por imóveis. Outro ponto que merece destaque é a troca de ativos. Ou seja, o investidor troca as aplicações do mercado financeiro e volta a investir no setor imobiliário, o que também estimula o mercado de imóveis.

Vale ressaltar, a redução no estoque de imóveis novos. Em 2013, tínhamos cerca de 18.000 imóveis em estoque. Já no ano passado, esse número caiu para 10.000 gerando um ponto de equilíbrio para o setor e, atualmente, o estoque de lançamentos está em torno de 4.800 unidades considerado baixo, o que estimula o mercado.

Podemos citar também, o crescimento do Produto Interno Bruno (PIB), no segundo trimestre deste ano, em 0,2 pts que foi  impulsionado pelo setor de comércio e serviços demonstrando um quadro otimista para o setor. A Taxa de Desocupação ficou em 13%, registrando o quarto recuo consecutivo do ano, o que é, extremamente, positivo.

Em relação às cotações do mercado, a maior variação registrada foi do índice IMOB – BM&FBOVESPA Imobiliário – que apresentou crescimento de 9,94%, refletindo uma valorização das ações e títulos que compõem as empresas relacionadas ao mercado imobiliário.

 

Confira a íntegra da pesquisa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…