Informe Jurídico: OAB/DF entra na Justiça para suspender aumento do IPTU

  • 27 de junho de 2017

A seção do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF)  entrou com mandado de segurança para suspender o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e cobrar explicações da Secretaria de Fazenda do DF sobre o novo cálculo. 

A OAB/DF discorda da metodologia adotada para a definição dos valores feita através da aerofotogrametria, mapeamento e fiscalização por imagens aéreas.. O método que, ainda, não possui uma regulamentação legal é considerado arbitrário.

De acordo com a Ordem, os contribuintes deveriam ter sido comunicados, antecipadamente, sobre a mudança na metodologia de cálculo do IPTU. Além disso, é necessário o acompanhamento de auditores para certificação de que os registros apontados pela aerofotogrametria estão corretos.

 

Caso a ação ajuizada pela OAB/DF seja procedente, o aumento na cobrança deverá ser cancelado e os contribuintes que já pagaram a cota única ou alguma parcela do tributo reajustado deverão ser ressarcidos.

Com a aerofotogrametria, o governo espera aumentar a arrecadação do IPTU em R$ 140 milhões. Em 2017, a expectativa é que o montante recolhido com o tributo ultrapasse R$ 900 milhões.

Com informações da Assessoria Jurídica-SECOVI/DF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…