Saiba como comprovar renda e obter o crédito imobiliário

  • 3 de abril de 2017

Você anda interessado em adquirir a casa própria mas ainda não tem dinheiro suficiente para realizar o negócio? Saiba como obter financiamento imobiliário de acordo com a sua renda.

Entre as exigências solicitadas pelos bancos quando um cliente pede um empréstimo e financiamento está o comprovante de renda. Sem ele, a instituição não tem nenhuma garantia de que o cliente é capaz de arcar com a parcela mensal cobrada e o negócio se torna arriscado.

Comprovar renda é fácil, mas os passos são diferentes para trabalhadores assalariados, autônomos, aposentados e pensionistas. Comprovantes de pagamento como contracheques e notas fiscais, assim como uma cópia da última declaração do Imposto de Renda (IR) são suficientes. Confira os principais comprovantes de renda que cada categoria deve apresentar:

Trabalhadores assalariados – Quem trabalha com carteira assinada e tem renda fixa deve levar a Carteira de Trabalho, cópia dos últimos três contracheques e da declaração do Imposto de Renda. Os trabalhadores com salário variável que recebem conforme a hora trabalhada, devem abranger um período maior na hora de comprovar renda. Por isso, muitas vezes se pede que levem os contracheques dos últimos seis meses, além da declaração do IR.

Aposentados e pensionistas – Esse grupo deve apresentar os últimos três comprovantes de pagamento do benefício, além da declaração do Imposto de Renda  e uma declaração do órgão previdenciário.

Trabalhadores autônomos  e profissionais liberais – Quem trabalha por conta própria precisa apresentar uma cópia do contrato de prestação de serviço, onde vem especificado o valor do pagamento mensal, além do documento do IR. O RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo) e o DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) também podem ajudar no processo de comprovação de renda, oferecendo mais subsídios ao trabalhador. O DECORE pode ser obtido com o contador da empresa aberta no nome do trabalhador.

Trabalhadores rurais – Trabalhadores rurais podem reunir a declaração do Imposto de Renda, a declaração de um sindicato, cooperativa ou associação e o DECORE.

Rentistas – Quem vive de aluguéis ou outros investimentos também tem como comprovar renda. Nesse caso, o Imposto de Renda é obrigatório. Dependendo do investimento, podem ser apresentados o DECORE ou um extrato de aplicações financeiras.

Com informações da Publicidade Imobiliária

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…