Apesar da queda acumulada no ano dos preços dos imóveis do DF de 1,18%, no mês de outubro o Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) já observou uma alta de 0,214% no valor dos imóveis.
O Índice Imobiliário Secovi de Comercialização demonstra que a partir de maio deste ano houve consistente desaceleração na queda dos preços e uma curva ascendente aponta para uma reversão do quadro.
A diminuição da taxa de juros e o retorno da política pública de aumento do crédito para a habitação, certamente influenciaram, mas ainda é cedo para afirmarmos uma nova tendência. Os próximos números serão fundamentais para essa definição. De qualquer maneira, já há uma reação do mercado imobiliário. Para quem deseja mudar de ativos e adquirir um imóvel, é importante ficar atento.
Já os aluguéis, mantêm queda nos preços devido ao sétimo trimestre seguido de retração da Atividade Econômica (IBC-Br). A recessão que assola o país somada ao alto nível da Taxa de Desocupação – desemprego – que acumula variação de 33% nos últimos 12 meses, têm como reflexo uma menor atividade empresarial e achatamento da renda das famílias, ou seja, menor demanda na capacidade de pagamento de imóveis comerciais e residenciais para locação.
Confira aqui, a íntegra da pesquisa.