Faixa 4 do MCMV estimula mercado de imóveis usados com financiamento de até 80%

  • 20 de maio de 2025

A criação da Faixa 4 do programa Minha Casa, Minha Vida, voltada à classe média, representa um marco relevante para o setor de revenda de imóveis residenciais no Brasil. A nova modalidade permite financiar até 80% do valor de imóveis usados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e até 60% nas regiões Sul e Sudeste, com renda familiar de até R$ 12 mil, com taxa nominal de 10% ao ano e para imóveis de até R$ 500 Mil.

Com recursos provenientes do FGTS e do Fundo Social do Pré-Sal, o programa busca ampliar o acesso ao crédito para famílias da classe média que tradicionalmente enfrentavam restrições para financiar imóveis prontos no mercado secundário — segmento que representa a maior parte da oferta imobiliária nas cidades consolidadas.

”A Faixa 4 traz de volta ao radar de financiamento um público que vinha desassistido: a classe média que deseja comprar um imóvel pronto. Ao permitir financiar até 80% de um imóvel usado, o programa estimula a liquidez do mercado”, afirma o presidente do Secovi-DF, Ovídio Maia.

Segundo ele, a novidade oferece condições mais favoráveis que o crédito tradicional via SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que normalmente financia até 70% do valor do imóvel e com taxas efetivas que superam os 10,99% ao ano. Além disso, o SBPE sofre com instabilidade no volume de recursos disponíveis, o que frequentemente causa atrasos na liberação de crédito.

”A previsibilidade que o FGTS garante, aliada ao reforço do fundo do pré-sal, permite que compradores, corretores e imobiliárias retomem as negociações com mais segurança e agilidade”, complementa Ovídio Maia.

Nos primeiros dias de operação, a nova faixa já demonstrou forte demanda. De acordo com a Caixa Econômica Federal, foram realizadas mais de 190 mil simulações e 984 propostas formalizadas, apenas na primeira semana de maio.

O Secovi-DF vê com otimismo a inclusão do mercado de revendas no programa e reforça a importância da política habitacional ampliar seu alcance para diferentes perfis de famílias e de imóveis, promovendo acesso, dinamismo e sustentabilidade ao setor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…