Sindicato da Habitação do DF assina acordo com entidade dos trabalhadores para manter empregos no setor

Com o objetivo de minimizar o avanço do novo coronavírus e tentar diminuir os impactos negativos no setor, além de visar a segurança jurídica do empreendedor, o Sindicato da Habitação do DF (Secovi-DF) assinou um termo aditivo emergencial da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Imobiliárias e Condomínios (Seicon-DF). Entre as decisões acordadas estão: autorização do home office, dispensando o aviso prévio da alteração no contrato de trabalho, com a continuidade do vale refeição pelo período em que durar o teletrabalho; redução de jornada de trabalho em 25%, 50% ou 70%, com a correspondente redução salarial e a permissão para concessão de férias coletivas e antecipação de férias individuais.

O presidente do Secovi-DF, Ovídio Maia, explica que este acordo vem sendo debatido há algum tempo, por aplicativo de vídeo, respeitando as normas de distanciamento social. Segundo ele, a assinatura do termo tem o objetivo de evitar demissões e dar uma orientação para as empresas do segmento. “Com o documento, o empresário tem segurança jurídica para trabalhar e o empregado fica sabendo quais são seus direitos, obrigações e deveres. O intuito maior é o de criar a manutenção do emprego, criar uma segurança jurídica e pensar no futuro dos empreendimentos da capital do País”, destaca Ovídio Maia.

O acordo também autoriza implantação de turnos e plantões, no intuito de reduzir o número de pessoas expostas à contaminação; prorrogação do pagamento do adicional de 1/3 de férias e suspensão temporária do contrato de trabalho. “Neste momento de dificuldade nenhum empregador quer demitir o funcionário. O empresário também tem família e sabe a dificuldade de demitir um colaborador nesse momento. Todo mundo está perdendo nesta crise, queremos minimizar os danos e seguir em frente”, conclui Maia.

Convencao Coletiva em razão do Covid-19

Fonte: Fecomercio-DF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF é favorável à moradias no Setor Comercial Sul

O Projeto de Lei Complementar que autoriza o uso residencial em imóveis comerciais localizados, nas quadras de 1 a 6, do Setor Comercial Sul, foi…

SECOVI/DF distribui máscaras de proteção às empresas associadas

As empresas associadas ao Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) estão recebendo, gratuitamente, máscaras de proteção contra a Covid-19 para seus funcionários e colaboradores.…

Entrevista concedida pelo presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia

Entrevista concedida pelo presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, ao DF Record sobre a alta dos aluguéis residenciais e a baixa no preço dos imóveis comerciais.…

SECOVI/DF condena reprovação de novo bairro pelo Iphan