SECOVI/DF LANÇA MANIFESTO DE REPÚDIO AO AUMENTO DE IMPOSTOS PRATICADOS PELO GDF

Em repúdio, as medidas do Governo do Distrito Federal (GDF), de aumento do Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) em 50%, aprovado esta semana pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a pretensão de reajuste do valor de avaliação dos imóveis para efeito de cálculo do IPTU e da TLP em 20% ao ano, o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF), lançou com outras entidades do setor imobiliário um MANIFESTO solicitando a imediata participação no debate.

O SECOVI/DF acredita que as consequências das medidas serão graves para a cadeia produtiva. “Essas medidas são um golpe no mercado imobiliário do Distrito Federal, já combalido pela situação econômica atual”, afirma o presidente do SECOVI/DF – Carlos Hiram Bentes David.

A construção civil é a maior indústria do Distrito Federal e, também, a maior geradora de empregos diretos e indiretos do país. O aumento do custo dos imóveis desestimulará investimentos e construções, trazendo desemprego e desaceleração da economia.

Segundo o SECOVI/DF, o cidadão e as propriedades regulares, que já recolhem seus pesados impostos e são cumpridores das suas obrigações pagarão o pesado custo do aumento de tributos.  

A votação do Projeto de Lei 142/2015 pela Câmara Distrital, não coaduna com o compromisso do Governador eleito de estabelecer o amplo debate com a participação da sociedade em seu governo. “A aprovação das medidas foram feitas, ao apagar das luzes, sem a participação da sociedade e das entidades representativas do setor”, indigna-se Carlos Hiram.

Baixe o manifesto

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF informa: MPT confirma benefícios somente para associados

A Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região sob a égide da Lei 13.467/2017, a nova legislação trabalhista, confirma que benefícios como: vale-alimentação, vale-transporte, Participação…

ITBI TEM ALTA DE 70,8% EM OUTUBRO NA VENDA DE IMÓVEIS NO DF

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa que o mercado imobiliário segue em contínua alta, mesmo em época de pandemia, registrando uma variação…

SECOVI/DF – NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comunica o falecimento de Pablo Balduíno de Magalhães, sócio-diretor da Imobiliária Atendeu,…

CONPLAN APROVA REVISÃO DA LUOS

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) aprovou, por unanimidade, a minuta do projeto de lei complementar de revisão da Lei de…