Secovi

Diretoria Secovi

O Sindicato da Habitação no Distrito Federal, SECOVI/DF, é uma instituição que vem atuando fortemente em prol das imobiliárias, administradoras e incorporadoras de imóveis. O SECOVI tem crescido a cada dia e vem apresentando resultados positivos tornando-se referência do mercado imobiliário no Distrito Federal. Segundo o presidente do Sindicato, Miguel Setembrino Emery de Carvalho, a partir de 2005 a atuação das entidades representativas se tornou mais forte junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, elementos fundamentais para o efetivo crescimento da indústria imobiliária nacional. Neste ano de 2008, o SECOVI fez importantes diligências à Câmara Legislativa do Distrito Federal,

entre elas, solicitando ao Secretário de Fazenda do GDF, Valdivino José de Oliveira, a redução nas alíquotas do Imposto sobre Serviços, o ISS, na administração de imóveis, de 5% para 2%, que atualmente só ocorre nas operações de venda. A diretoria do Sindicato também solicitou ao presidente da Câmara Legislativa, deputado Alírio Neto, que a cobrança da CAESB incida sobre o consumidor e não ao proprietário do imóvel. Vale ressaltar, que a entidade participa ativamente da discussão de diversos projetos de lei que tramitam na Câmara Federal, entre eles, o que trata da regulamentação trabalhista (corretor-empresa) e a lei do inquilinato. O SECOVI entrou também através da Confederação Nacional do Comércio, CNC, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a lei distrital 4.083/08, que dispõe sobre a proibição da cobrança por emissão de carnê ou boleto bancário no âmbito do Distrito Federal. A ação foi distribuída ao ministro Eros Grau. Em relação à área tributária, o Sindicato apresentou sugestões à Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) em relação à aplicação do DIMOB – Declaração das Imobiliárias. Segundo os diretores do SECOVI, é de fundamental importância que o imposto continue sendo retido pelos proprietários e não pelo inquilino do imóvel que por muitas vezes não repassa o imposto retido. A CBCSI encaminhou a sugestão à Receita Federal. A partir deste ano o SECOVI/DF participa do Sistema de Excelência em Gestão Sindical, o SESG, um programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações e Sindicatos filiados ao SICOMERCIO e são baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade. Segundo pesquisa da Federação do Comércio no Distrito Federal, o SECOVI ficou em 5º lugar no ranking de maior arrecadação na Fecomércio. Em 2008, o Sindicato da Habitação no Distrito Federal participou ativamente da negociação da convenção coletiva com o sindicato laboral em busca de uma melhor harmonia entre empresários e servidores. Esteve presente também no XV CONAMI, no 3º Salão Imobiliário de São Paulo, no Prêmio Master Imobiliário, entre outros eventos importantes do setor imobiliário. O SECOVI/DF possui um canal permanente de contato com os associados e o mercado, através de um informativo eletrônico, site para esclarecer dúvidas e uma coluna semanal em um jornal de grande circulação na Capital Federal. O Sindicato da Habitação no Distrito Federal quer continuar contando com a ajuda de todos vocês para que o mercado imobiliário de Brasília continue sendo esse segmento forte e atuante. Feliz 2009 a todos que contribuem para fazer do SECOVI/DF um exemplo de eficiência e eficácia!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sindicato da Habitação do DF assina acordo com entidade dos trabalhadores para manter empregos no setor

Com o objetivo de minimizar o avanço do novo coronavírus e tentar diminuir os impactos negativos no setor, além de visar a segurança jurídica do…

Secovi-DF orienta imobiliárias sobre o retorno às atividades

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) alerta os empresários do setor imobiliário sobre as medidas que devem ser adotadas nessa volta ao trabalho…

GUIA PRÁTICO DO CORRETOR DE IMÓVEIS DURANTE A PANDEMIA

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulga o “Guia Prático do Corretor de Imóveis” com ferramentas e formas de ajudar a todos do…

CAIXA amplia medidas para o mercado imobiliário durante pandemia

A Caixa Econômica Federal anunciou novas medidas de proteção e estímulo ao setor imobiliário injetando cerca de R$ 43 bilhões de recursos na economia que…