SECOVI/DF DIVULGA NOTA DE REPÚDIO AO PROJETO DE LEI 1.035/2020

  • 28 de março de 2020

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) que representa as empresas de compra e venda de imóveis, as imobiliárias, as administradoras de imóveis e as incorporadoras divulga uma Nota de Repúdio ao Projeto de Lei nº 1035/2020.

O PL foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta semana, e seguiu para a sanção do Poder Executivo.

A proposta assegura aos locatários de imóveis comerciais, no âmbito do Distrito Federal, o direito de requerer abatimento do valor de locação, proporcional aos dias em que interromperam ou cessaram o funcionamento, em cumprimento às medidas adotadas pelo Poder Público para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente da Covid-19.

Para o SECOVI/DF, o projeto afronta a Constituição Federal agredindo a segurança jurídica e desestabilizando um setor fundamental para a economia do país, o mercado imobiliário, em um momento de crise mundial.

O presidente do Sindicato, Ovídio Maia, informa que o momento é delicado para todos e propostas como essa só têm o objetivo de tumultuar. “O PL é, totalmente, inconstitucional. A CLDF não pode impor ao particular uma posição sobre um bem privado. O proprietário que decide o valor que pretende alugar ou vender o imóvel, pois o preço quem regula é o mercado. Agora é hora de mantermos o bom senso e o respeito às relações contratuais por meio da negociação”, esclareceu.

Confira, em anexo, a íntegra da Nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…

PPCUB É APROVADO APÓS 11 ANOS DE DEBATE

O PPCUB - Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - principal instrumento de política urbana de Brasília, tombado nas instâncias distrital e federal…