Reforma Sindical deve chegar à Câmara

Esta semana, diversos representantes de entidades sindicais e confederações patronais entre elas a Confederação Nacional do Comércio e Serviços (CNC), da Indústria (CNI), da Agropecuária (CNA) e dos Transportes (CNT) se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de uma reforma sindical.

A ideia dos representantes dos Sindicatos e Confederações é a de se antecipar à reforma sindical em elaboração pelo governo federal. Vale lembrar que a reforma trabalhista aprovada, em 2017, extinguiu a contribuição sindical obrigatória e a tornou opcional.

A atual proposta do governo é espelhada no modelo americano, de um sindicato para cada empresa. Esta estrutura diverge completamente da adotada no Brasil, onde as entidades representam categorias por município ou região.

O SECOVI/DF é a favor da criação de um modelo que tanto o Sindicato Laboral e o Patronal, possam representar seus associados e sindicalizados em sua plenitude. “O Estado não pode interferir de forma a inviabilizar o trabalho das entidades sindicais”, informou o presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia.

Com informações do Valor

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secovi participa do lançamento de nova linha de crédito

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, participou do lançamento de uma nova linha de crédito imobiliário com taxa fixa…

Câmara Legislativa aprova flexibilização do comércio no SIG

A Câmara Legislativa do DF acaba de aprovar, em dois turnos, o projeto de lei complementar que altera as normas de uso e ocupação do…

Conheça os dados do mercado imobiliário no Boletim Secovi-DF

  O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulga, mensalmente, o Boletim de Conjuntura Imobiliária produzido pelas empresas juniores da Universidade de Brasília. O…

Dra. Fernanda Gadelha no Programa 15 Minutos de Cidadania, da Rádio Câmara

O programa está no ar, na Rádio Câmara, nesta sexta, dia 7 de fevereiro, às 13h. Você pode acompanhar o programa pelo nosso site e…