Índice que reajusta aluguel tem deflação de 0,52% na 1ª prévia de maio

  • 24 de junho de 2009

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) caiu 0,52% na primeira leitura de maio, praticamente a mesma queda de igual período de abril, que foi de 0,53%, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve baixa de 0,78% na abertura deste mês, depois de cair 0,94% na leitura inicial do mês passado.

O IPA agrícola acelerou a retração, para 0,32% na primeira prévia de maio, ante baixa de 0,16% na primeira de abril. Já o IPA industrial recuou em ritmo menor, em 0,93% ante 1,19%.

As principais quedas individuais de preços no atacado foram de laranja, ovos, adubos e fertilizantes compostos, mandioca e mamão.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 0,15% na abertura de maio, abaixo do avanço anterior de 0,42%.

Os custos do grupo Alimentação voltaram a cair, em 0,35%, após subirem 0,68% na primeira prévia de abril. Já os preços de Saúde e cuidados pessoais e Despesas diversas aceleraram a alta, refletindo, respectivamente, reajuste de remédios e cigarros.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) caiu 0,36%, ante variação negativa anterior de 0,08%.

As principais quedas individuais de preços na construção foram de vergalhões e arames de aço ao carbono, cimento portland comum, tubos e conexões de ferro e aço, metais para instalações hidráulicas e tijolo/telha cerâmica.

Fonte: Reuters

 

{backbutton}

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…

PPCUB É APROVADO APÓS 11 ANOS DE DEBATE

O PPCUB - Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - principal instrumento de política urbana de Brasília, tombado nas instâncias distrital e federal…