Câmara de Comércio Imobiliário debate cenário econômico

A Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) reuniu-se na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, para analisar o quadro econômico do mercado de imóveis com base em indicadores e trabalhos produzidos pelos Secovis de todo o país.

Na reunião foi debatido o setor de locação, compra e venda de imóveis, como forma de investimento, utilizando-se os dados estatísticos de indicadores do ano de  2014 e as perspectivas para 2015.

O vice-presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, falou sobre a situação atual do mercado para investimento em locação. “Apesar da alta oferta e da queda na locação em 2014, acreditamos que em 2015 e 2016 o quadro irá melhorar, inclusive no mercado de vendas, pois, segundo estudos teremos um volume menor de ofertas”, explicou. O Distrito Federal serviu como exemplo, por possuir um dos mais altos valores do metro quadrado para qualquer tipo de imóvel na região, especialmente o residencial.

A diretoria debateu, também, a alta da taxa de juros que tem um reflexo direto no mercado de imóveis. Analisando a média dos preços no período de 2004 a 2014, o ganho real foi de 3,7%, enquanto a taxa média de juros chegou a 4,6%. Contudo, os financiamentos imobiliários no país subiram 3,4% em 2014.

Outro tema abordado, foi a aprovação da lei que regulamentou o contrato de associação entre o corretor de imóveis e a imobiliária, criando a figura do Corretor Associado. A lei sancionada, em janeiro, foi comemorada tanto pelos Corretores de Imóveis como pelas Imobiliárias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF informa: MPT confirma benefícios somente para associados

A Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região sob a égide da Lei 13.467/2017, a nova legislação trabalhista, confirma que benefícios como: vale-alimentação, vale-transporte, Participação…

ITBI TEM ALTA DE 70,8% EM OUTUBRO NA VENDA DE IMÓVEIS NO DF

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa que o mercado imobiliário segue em contínua alta, mesmo em época de pandemia, registrando uma variação…

SECOVI/DF – NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comunica o falecimento de Pablo Balduíno de Magalhães, sócio-diretor da Imobiliária Atendeu,…

CONPLAN APROVA REVISÃO DA LUOS

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) aprovou, por unanimidade, a minuta do projeto de lei complementar de revisão da Lei de…